Minerais na nutrição de cães e gatos

O que são os minerias?

Os minerais são moléculas relativamente simples quando comparadas com outros nutrientes, como as proteínas, carboidratos e gorduras. Porém, desempenham um papel extremamente importante no organismo dos animais de estimação. Suas funções vão muito além da formação de ossos e cartilagens. Os minerais são responsáveis pela manutenção do balanço ácido-base, atuam no transporte de oxigênio no sangue, no funcionamento de músculos e nervos e na produção de hormônios.


Sua divisão

Os minerais podem ser divididos em macro-minerais e micro-minerais. Esta terminologia esta relacionada com a necessidade destes elementos e com sua concentração no organismo animal. Portanto, macro-minerais são necessários em uma quantidade maior na dieta e são encontrados em maior concentração no corpo, quando comparados com os micro-minerais. São conhecidos como macro-minerais o Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Cloro; e como micro-minerais o Cobre, Iodo, Ferro, Manganês, Selênio e Zinco.


Como manter o balanço correto de minerais

O balanço de minerais no organismo dos animais de estimação é extremamente importante para a manutenção de uma vida saudável. Este balanço está relacionado com o nível de ingestão de minerais, advindos da dieta, com a habilidade do animal em absorver estes minerais no intestino e com a presença de qualquer doença que interfira no metabolismo destes compostos, aumentando ou diminuindo a retenção dos minerais no organismo animal. Portanto, é fundamental fornecer um correto balanço de minerais, permitindo que eles desempenhem suas funções corretamente.